quinta-feira, 26 de março de 2009

Os Pequeninos de Deus

Texto para reflexão: Mateus 25:31-46
(Edição Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

31
E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.


O texto acima, são as palavras de Jesus aos seus discípulos, dois dias antes da sua crucificação. As advertências de Cristo mostram sua preocupação com a salvação da humanidade e informa quais são os princípios e valores que os membros do Reino de Deus não devem perder de vista para obterem a salvação.
Jesus não nos vem falar da busca de riquezas materiais, nem mesmo de longas orações ou cultos barulhentos. Jesus veio fazer questão de frisar princípios espirituais que hoje estão esquecidos pela maioria dos cristãos no mundo evangélico hoje.
Estes princípios são parâmetros que Deus usará para julgar as pessoas de um modo geral, especialmente os que são membros do corpo de Cristo (1 Pedro 4:17).

Analisando o texto:

Versos 31-33: Logo no verso 31, Jesus diz que virá, porém, não nos dá nenhuma pista de quando isso se dará (Marcos 13:35). Em seguida, no verso 32, ele se mostra como O Pastor, que separará o seu rebanho em duas partes: as ovelhas à direita e os cabritos à esquerda (verso 33). Esta é a prova de que haverá um julgamento que envolverá todos os seres humanos que já viveram, independente de terem aceitado a Cristo ou não.

Versos 34-40: Em seguida, Jesus dirá aos que estão à direita (suas ovelhas), para que finalmente entrem no seu Reino, mostrando que o mundo sempre esteve em aberta rebelião aos conceitos de Deus e de como se deve viver a vida, pois este Reino está preparado muito antes da criação do homem. E como Deus não é Deus de confusão (1 Coríntios 14:33), nos versos 35 e 36, ele explica o porque da entrada de suas ovelhas.
Nos versículos seguintes (37-39), em forma de parábola, para explicar qual o parâmetro seria usado para julgar os seres humanos, Jesus diz que os justos o questionarão: "mas quando, Senhor, nós fizemos isso ao Senhor?" Como quem diz: não fizemos nada, explica direito, Deus.
E o Senhor, finalmente, no verso 40, diz que tudo aquilo que os justos fizeram de bom às pessoas menos favorecidas, aos humilhados, aos necessitados, tanto espiritualmente como fisicamente, estavam fazendo a ele próprio. A esses, que precisam de nós constantemente, Jesus chama-0s de pequeninos. Nisto também reconhecemos a humildade de Cristo, e que ele nos chama de crianças (Mateus 18:3).

Versos 41-45: Não precisamos ser muito inteligentes para saber que estes versos são opostos aos versos 34-40.

Verso 46: Cristo conclui dizendo que existe um castigo eterno (morte) e uma vida eterna.

Conclusão:

Com base no texto, o parâmetro que Jesus usará será este: o amor ao próximo.

Os pequeninos são as pessoas que nos rodeiam e que estão carentes de alguma forma: física, emocional ou espiritual. Jesus apenas os chama assim para mostrar seu amor e misericórdia para com todas as pessoas.
Jesus nos alerta que cada pessoa que passa por nossa vida é um "Jesus", e que nós devemos servir essas pessoas constantemente como se fosse o próprio Senhor Jesus. Pois ele mesmo disse:

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
- Mateus 22:35-38

Porém, antes de dizermos que amamos a Deus, devemos observar o seguinte:

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" - 1 João 4:20

Então, lembre-se, Jesus [os pequeninos] passam em nossa frente a todo momento. Vamos serví-lo com alegria, amando, perdoando e praticando o bem ao próximo. Essa é a melhor maneira de servir a Deus e escaparmos da setença que caberá aos impiedosos, a morte (verso 46).

Soli Deo gloria (Do Latim: Glória somente a Deus)

Nenhum comentário: