domingo, 3 de maio de 2009

O fruto do Espírito


Texto para reflexão: Gálatas 5:16-26
(Edição Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Liberdade!
A carta do Apóstolo Paulo às igrejas da Galácia vem falar deste tema. Que o crente é justificado não pelas obras da lei, dos rituais do Antigo Testamento, mas através da fé em Cristo. Para obtermos as qualidades do fruto do Espírito, devemos morrer para a lei e aceitar que não somos mais nós que vivemos, mas que Cristo é que vive em nós. Pois das obras da lei nada se aproveita, sacrifícios são inválidos. O tema desta reflexão é o fruto do Espírito que amadurece em nós à medida que andamos segundo a graça e a fé em Cristo.

16
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23
Contra estas coisas não há lei.
24
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


Versos 16-18: O verso 16 já inicia com um imperativo de Paulo para que andemos no Espírito Santo. Mas como é essa coisa de andar no Espírito? Seria ficar o dia todo falando línguas estranhas, tendo “revelamentos” e dando “profetadas” aos irmãos? Não. Ser espiritual, ou andar no Espírito significa em primeiro lugar ser amável, moderado (Filipenses 4:5). Logo, sendo amável, será mais fácil deixar as concupiscências, os desejos da carne.
Deus quer que façamos a sua vontade, que são as leis do reino de Deus, que nada tem a ver com as vontades da carne, que são as vontades do velho homem que habita dentro de nós. Por isso, há a luta entre o Espírito Santo e a carne, para que nós não façamos a vontade de Deus (Verso 17). Se ainda você não aceitou a Cristo, o Espírito Santo não habita em você e esse conflito não existe. Você precisa nascer de novo (João 3:5).
No verso 18, respiramos aliviados ao saber que somos guiados pelo Espírito e que não temos parte alguma com a lei, logo, somos livres e experimentamos a misericórdia e o favor de Deus.

Versos 19-21: Nestes versos temos a informação de que as obras da carne já são bem conhecidas, e o Apóstolo cita dezessete obras da carne e ainda diz “e coisas semelhantes a estas”. E que os tais que as praticam não herdarão o reino de Deus (salvação).
Salvação que é para agora, porque os que praticam essas coisas não são participantes do reino de Deus, ao contrário, em I João 3:8 diz que quem comete pecado é do diabo e sabemos que não podemos servir a dois senhores (Mateus 6:24). Além disso, o reino de Deus já está no nosso meio (Lucas 17:20-21). Ou você serve seu ego ou serve ao Espírito.

Versos 22-23: Nós cristãos que temos o Espírito Santo habitando dentro de nós, podemos nos alegrar com tamanha graça que nos é dada: o fruto do Espírito.
Vemos no verso 22 a lista de 9 características que um verdadeiro cristão possui. Uns mais, outros menos. Porém, está dentro de nós todas estas 9 virtudes. Basta exercitarmos dia a dia.
No verso 23, entendemos que somos livres para praticar essas virtudes a qualquer hora e em qualquer lugar. Nos tornamos cada vez mais espirituais a medida em que essas virtudes são cada vez mais intensas em nossas vidas.

Versos 24-25: Paulo frisa aos gálatas para que deixem os desejos da carne, já que eles são de Cristo, e usa da metáfora “crucificar a carne”, muito bem entendida pelas pessoas da época.
Ora, se recebemos vida pelo Espírito, então pratiquemos as virtudes do Espírito (verso 25).

Verso 26: Mostra como nós não devemos proceder com o nosso próximo. Não nos achando superior com o intuito de provocar, passando pelo próximo de nariz empinado como quem diz: “Eu sou melhor que você em tal coisa...”
Ao mesmo tempo, esse mesmo tipo de pessoa possui inveja daquele que ele considera superior a ele.
Que estes sentimentos sejam jogados no lixo e tirados do nosso meio.


Soli Deo gloria (Do Latim: Glória somente a Deus)