terça-feira, 14 de abril de 2009

Não temas! Deus cuida da criação.

Texto para reflexão: Mateus 10:16-33
(Edição Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

O texto abaixo fala de algumas das instruções que Cristo dá aos doze apóstolos depois de dar a eles autoridade para curar as doenças e expulsar os demônios.

16
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
17
Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
18
E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
19
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
20
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
21
E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
22
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
23
Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
24
Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
25
Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
26
Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
27
O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
28
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
29
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
30
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
31
Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
32
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

Versos 16-20: O texto inicia com uma advertência de Jesus em forma de parábola. Jesus figura que a vida cristã não será fácil para ninguém que deseja viver verdadeiramente o evangelho, comparando-nos com ovelhas no meio de lobos. Ele também nos ensina que devemos agir com cautela, com sensibilidade às situações e com prevenção na vida. Numa linguagem mais popular: “ficar esperto” como a serpente é esperta. Porém, devemos ser pessoas de paz, simples e inofensivos como as pombas.
Essa cautela deve ser usada quando Jesus diz que seremos levados, por causa do evangelho e do seu nome, às autoridades da época.

Trazendo para nossa realidade, muitas vezes algumas pessoas querem nos rebaixar por professar a nossa fé nos levando até pessoas de maior conhecimento ou de maior autoridade, como por exemplo o nosso chefe no trabalho.
Trazendo para a realidade onde o evangelho é proibido e pessoas são até torturadas e mortas, Jesus diz para não negarmos a fé, ao contrário, para falarmos das suas boas-novas a essas pessoas (verso 18). Em ambos os casos devemos falar de Jesus.
Se realmente somos de Cristo e ele vive em nosso ser (Gálatas 2:20), não precisamos nos preocupar, porque Deus nos ajudará como argumentar (Versos 19-20).

Versos 21-22: Estes versos indicam a triste realidade do mundo atual, especialmente nos países onde é proibida a entrada de bíblias ou de simplesmente falar de Deus.
Certa vez ouvi uma história que uma jovem, num país do oriente onde é proibido o cristianismo, se converteu a Jesus. Com alegria, foi pregar a palavra que tanto tocou seu coração. Os próprios pais a entregaram às autoridades locais e ela foi enforcada em praça pública, simplesmente por crer em Jesus. O mais tocante nessa história é que ela teve a oportunidade de negar o que estava pregando e não ser morta, mas ela não negou, tamanha era sua fé. Ela praticou o que está escrito na segunda parte do verso 22.

Verso 23: Vou usar um pouco de linguagem chulé para explanar este verso.
Jesus está dizendo assim: “Escuta aqui! Vocês vão pregar tudo o que eu ensinei. Na hora que vocês virem que a coisa tá preta, dá linha! E fiquem sossegados, porque antes que falte lugar pra vocês se esconderem, eu vou voltar e buscar vocês.”
E há igrejas que se intitulam comunidades missionárias, que metem o bedelho nos países mundo adentro, enviando “missionários”, onde há o risco de serem presos ou mortos. Um recado para você que se diz missionário: você não convenceu nem o seu vizinho do evangelho ainda, e diz que quer levar a palavra para outro país? Que conversa é essa?
O cidadão não fala nem a língua do país muitas das vezes, e a igreja banca o passeio de férias do dito cujo com direito a acompanhante, geralmente a esposa. E você que senta no banco da igreja que patrocina isso. Lembre-se, antes de você ser membro de uma igreja-instituição, você é discípulo de Cristo. Rogo aos discípulos de Cristo que não concordem com isso.
Que os crentes no Irã preguem para os não crentes do Irã.
Que os crentes na Rússia preguem para os não crentes da Rússia. E assim por diante.
Ora, mal conseguimos falar com nosso vizinho que tem a mesma cultura que a nossa, e vamos nos meter com pessoas com culturas totalmente opostas, onde mesmo sabendo o idioma, é difícil ter um relacionamento amistoso com tais pessoas?
No mesmo capítulo 10 de Mateus, quando Jesus deu autoridade aos discípulos para expelir demônios e curar doenças, no verso 10 Jesus diz a eles que eles iriam por conta própria, pois “digno é o trabalhador do seu alimento”.
Neste verso, Jesus diz para sairmos de onde houver perseguição.
O mais incrível, é que tem gente mandando missionário para os Estados Unidos. É pra rir ou pra chorar?

Versos 24-27: Jesus nos mostra que não somos superiores a ele. Ele nos orienta a apenas proceder da maneira como ele procede, e que se até ele foi ridicularizado, nós também seríamos. Mas o consolo vem no verso 26, onde fica claro que a verdade por si mesma trata de cuidar das injustiças e não deixar que a mentira se sobreponha. Leia o texto da blasfêmia dos fariseus (Mateus 12:22-37), onde Jesus, com a verdade, desmascara os que tentavam incitar o povo contra seus ensinamentos.
No verso 27, Jesus diz para proclamarmos ao mundo tudo aquilo que ele ensinava aos discípulos: a verdade da chegada do Reino de Deus.

Versos 28-31: Aqui vemos o cuidado de Deus para com toda a criação. E enfatiza o ser humano, com o qual Deus tem ainda mais cuidado por ser a sua imagem e semelhança, a sua criação mais preciosa (Salmos 8:1-8).
Vemos também que por mais que o homem seja mau, ele não pode superar a bondade de Deus, que olha por nós e cuida de nós. Por isso Jesus pede para que não tenhamos medo em nenhum momento da nossa vida. Se ele cuida até dos pássaros, que valem muito pouco (Verso 29), quanto mais de nós (Verso 31).

Versos 32-33: Alguns pensam que o que Jesus diz aos apóstolos no verso 32 é um mandamento duro e penoso de ser cumprido, já que nós cristãos às vezes somos tomados pela “síndrome do camaleão”. Na igreja confessamos a Jesus, gritamos, damos glórias. Mas, espera um pouco! Nada disso é verdadeiro! Temos que ser nós mesmos! Ou temos Jesus no coração ou não o temos. E se temos, vamos falar dele naturalmente, seja na igreja, na escola, no trabalho, em casa, no clube, pois “do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12:34).
O verso 33 é a conseqüência de quem não tem Cristo, logo, essa pessoa não o confessa publicamente, tampouco Jesus falará dele para o Pai.


Conclusão:

A lição que podemos tirar deste texto é que devemos nos portar sendo nós mesmos em Cristo e confessá-lo sempre aos homens. Se realmente o Espírito Santo habita em nós, a bíblia diz que somos de Cristo (Romanos 8:9), logo, será natural falar de Jesus.

Outro ponto importante é não temer, aproveitar a vida e confiar no Senhor.
Não tenha medo! Nosso Deus é um Deus a favor da alegria (Filipenses 4:4) e da vida (João 5:24).

Soli Deo gloria (Do Latim: Glória somente a Deus)